Comunicação Assertiva
- Danielle Câmara
- 1 de jul. de 2022
- 2 min de leitura

A assertividade é uma forma de comunicação que trará mais clareza e objetividade nas relações pessoais e profissionais.
Ser assertivo requer uma boa capacidade de análise e síntese da situação. Para isso é essencial que estejamos atentos e presentes nas tarefas a serem executadas..
Em determinados ambientes, por envolver questões de segurança ou saúde, por exemplo, os procedimentos devem ser realizados criteriosamente e a comunicação eficiente terá papel fundamental na prevenção de erros e minimização de danos.
Eu deixo aqui um questionamento: quantas vezes você presenciou uma situação que poderia ter tido um desfecho diferente se outras maneiras de comunicação tivessem sido empregadas?
Apesar de, geralmente, ser mais direta, devemos cuidar para que a assertividade não seja confundida com agressividade.
Um líder ou colega agressivo direciona sua fala para as falhas do outro. Tem tom intimidatório. Já uma pessoa assertiva assume o protagonismo da situação, considera o que deve ser feito para o bem coletivo e expressa com firmeza e clareza o que precisa e como deve ser feito.
A assertividade eleva o desempenho no trabalho. As tarefas são realizadas em menos tempo e de maneira mais eficiente.
Dica: uso do 5W2H.
Quando alguém pretende dar um comando assertivo ao interlocutor, é importante se certificar de que a mensagem contenha alguns (não necessariamente todos) elementos presentes na ferramenta 5W2H. Essa ferramenta traz algumas perguntas imprescindíveis para a execução de qualquer tarefa e seu nome é representado pelas iniciais das palavras em inglês:
What?: o que será feito?
Why?: por que será feito?
Where?: onde será feito?
When?: quando será feito?
Who?: por quem será feito?
How?: como será feito?
How much?: Quanto vai custar?
Com essas perguntas em mente, defina aquelas que precisam estar presentes na mensagem a ser passada para que não faltem informações necessárias ao seu correto entendimento.
A mensagem assertiva começa pelo objetivo:
"Entregue esse documento no terceiro andar." Depois do objetivo você faz o detalhamento. Entregar para quem? Qual o prazo?...
Certifique-se que a pessoa compreendeu fazendo checagens.
Observe se o interlocutor está atento. Muitas vezes, por questões de cansaço ou múltiplas tarefas, a pessoa só capta parte da informação.
É claro que dito assim, em um texto que foi redigido com o devido cuidado e reflexão, pode parecer fácil, mas a verdade é que esse tipo de comunicação exige treinamento constante para que se torne um hábito. O bom, sobre o desenvolvimento desse hábito, é que as pessoas que estão à sua volta, inevitavelmente, o reconhecerão por esta qualidade.
Para concluir, uma comunicação assertiva, além de trazer clareza às relações, em algumas situações, pode fazer grande diferença na vida de alguém, seja no contexto pessoal ou profissional.
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