top of page

Feedback eficaz! Como e por que fazê-lo.

  • daniellecamara
  • 12 de jun. de 2022
  • 2 min de leitura

ree

O que é considerado um feedback?

O feedback é uma palavra estrangeira e diz respeito a dar um retorno a alguém sobre algo. Ele acontece a todo momento através da nossa atitude corporal, nossa resposta verbal e até mesmo a falta de resposta pode ser entendida como um feedback.

No ambiente profissional, o gestor tem esse papel de auxiliar seus colaboradores a compreenderem melhor o que se espera deles, ou aquilo que não está correspondendo à expectativa, e uma das formas de fazer isso é por meio do feedback.

Não costuma ser fácil dar feedbacks, especialmente quando o que se tem a dizer corresponde a uma insatisfação por parte da chefia ou quando o líder se preocupa em melindrar ou comprometer o clima organizacional.

Dar e receber feedbacks exige abertura de ambas as partes. Uma escuta aberta e atenta permitirá compreender melhor o que de fato o outro quer dizer, e caso discorde ou deseje mais esclarecimentos, poderá escolher um momento oportuno para relatar.

Para evoluir nos relacionamentos pessoais e profissionais, devemos estar atentos aos sinais de como o outro se sente ou percebe determinada atitude ou comportamento. Isso reduz ruídos de comunicação e demonstra preocupação com a forma como você é reconhecido pelo grupo/equipe, seu chefe ou liderados.

Para auxiliá-los nessa empreitada, eu gostaria de compartilhar algumas estratégias que poderão trazer mais leveza e ao mesmo tempo profissionalismo para esta tarefa.

1) Não deixar acumular uma conversa difícil. A carga emocional aumenta e fica mais complexo para resolver os pontos divergentes. O "pote” pode encher e transbordar. Uma conversa que poderia ser leve pode acabar cheia de insultos e mágoas.

2) Verifique com o outro se aquele é um momento em que ele se sente disponível para uma conversa. Escolha um local reservado e tranquilo para que ninguém se sinta exposto.

3) Evite usar as palavras NUNCA, SEMPRE, ÓBVIO, além de frases do tipo: "você não faz nada direito" ou "você é incompetente", elas contêm uma carga emocional que pode construir uma barreira ao invés de uma ponte.

4) Detenha-se aos fatos que aconteceram e que justificam aquele feedback. Opte por falar sobre como se sentiu em determinada situação ou sobre a sua percepção e procure identificar se o outro teve aquela intenção por trás daquele comportamento. É uma oportunidade de esclarecer a situação.


Não se classifica feedback em positivo ou negativo. Ao receber um feedback, pare uns segundos, agradeça e então responda. Não precisa ter pressa para “se defender, ou justificar”. Na verdade, você pode deletar ou procurar extrair alguma coisa que possa ser aperfeiçoada. O meu desejo é que você se sinta confiante para dar e receber feedbacks cada a vez que ocorrer. Não leve para o lado pessoal, não se sinta julgado e esteja aberto para o crescimento continuo.

 
 
 

Comentários


bottom of page